|
|
Apresentação novos produtos Sonosax, com Jacques Sax / Pierre Blanc
teve lugar no dia 28 de Novembro - em breve mais informações
A reputação da Sonosax como referência absoluta em misturadores analógicos em termos de qualidade de som, design compacto e robustez, consolidou-se há mais de 20 anos com a mesa SX-S. Muitas SX-S continuam a ser usadas diariamente no nosso país em produções de ficção para televisão e cinema.
Aproveitámos o lançamento da SONOSAX SX-ES64 para trazer pela primeira vez a Portugal Jacques Sax e Pierre Blanc, que irão apresentar a nova mesa e explicar os conceitos orientadores no desenvolvimento dos produtos Sonosax. Teremos também para análise outros produtos Sonosax, como os gravadores MINIR82 e SX-R4 e os misturadores SX-ST, SX-M32 e SX-BD1.
Na imagem acima, o novo modelo SX-ES64, integrando a qualidade Sonosax numa mesa ultra-compacta com 4 grupos, saídas directas e 8 saídas AES-EBU.
Pode descarregar o SONONEWS de Outubro de 2009 (PDF) e sugerimos a leitura do teste efectuado pela Trew Audio à SX-ES64.
Preços sem IVA:
SONOSAX SX-ES64 - versão básica, sem EQ e sem ADC - 5 600 Euro
SONOSAX SX-ES64 -com seis módulos EQ, sem ADC - 6240 Euro
SONOSAX SX-ES64 - com seis módulos EQ, com ADC - 6787 Euro
Seminário Captação Surround
teve lugar no dia 29 de Novembro de 2009 - em breve um resumo online
com FLORIAN CAMERER, HELMUT WITTEK, PHILIPPE CHEVENEZ
PROGRAMA
10.00 Apresentação
10.30 Fundamentos psico-acústicos para gravação Estéreo e Surround (Helmut)
11.30 Café, snacks, bebidas
11.45 Configurações Estéreo e Surround, parte I (Helmut)
12.15 Configurações Estéreo e Surround, parte II (Florian)
13.00 Almoço
14.30 Conceitos e Soluções para suspensões e protecções de vento em Surround (Philippe)
16.00 Café, bebidas
16.15 Gravação Surround na prática (Florian)
17.15 Café, prova de vinhos Cortém, snacks
17.30 Demonstrações práticas I (Florian)
18.50 Demonstrações práticas II (Helmut)
18.10 Demonstrações práticas III (Philippe)
18.30 Questões, debate
19.00 Conclusões e despedida
MAIS INFORMAÇÃO
Helmut Wittek (Eng. de som), ligado à captação de musica clássica e ao IRT (INSTITUT FUER RUNDFUNKTECHNIK, R&D Institute of ARD, ZDF, DLR, ORF and SRG/SSR). No IRT foram feitas gravações comparadas de com diferentes métodos de captação cuja audição e análise está confirmada para o encontro. É também o actual director técnico da Schoeps, tendo substituído o lendário Joerg Wuttke que se reformou no ano passado. O site de Günther Theile e Helmut Wittek - HAUPTMIKROPHON tem informação muito interessante e um programa online em java (Image Assistant) que permite calcular os ângulos de captação com diferentes configurações, e inclusivamente introduzir as características específicas dos micros a utilizar. Por curiosidade, Helmut Wittek estudou musicologia antes da sua formação em engenharia, mas a sua ligação ao som começou com uma carreira brilhante como soprano infantil, tendo participado como solista em gravações de referência, tais como várias cantatas de Bach com o Concentus Musicus de Viena / Nikolaus Harnoncourt e na extraordinária versão da 4ª sinfonia de Mahler com a Concertgebouw, dirigida pelo Leonard Bernstein.
Florian Camerer, engenheiro de som (Tonmeister) na ORF - Austrian Broadcast Corporation, a mais importante estação europeia de radiodifusão de música clássica e difusão em 5.1, com muita experiência em mistura 5.1 para cinema e televisão bem como em captação musical, de ambientes e efeitos, e que tem organizado diversos encontros sobre o assunto. Misturou em 1993 o primeiro documentário da ORF em Dolby Surround (“Arctic Northeast”) e é responsável por todos os aspectos de Áudio Multicanal na ORF. Está também a coordenar o grupo de trabalho da European Broadcasting Union que pretende fazer aprovar uma nova norma de medida de áudio que contrarie a actual tendência de compressão e normalização de som nas emissões de rádio e televisão e em recentes edições de CDs que têm conduzido a uma enorme degradação na qualidade do material.
Philippe Chevenez, director da Cinela - que tem estudado sistemas de microfones e todos os problemas de suspensão e protecção dos mesmos para este tipo de captação, e apresentou recentemente na AES uma exposição como resultado da sua investigação.
na imagem: Florian Camerer captando ambientes surround com ventos fortes de 80 Km/h. Equipamentos: Cantar X2, Ambient A-Ray (concebido por Chris Price), microfones Schoeps, e 5 protecções de vento Cinela Zephyx (concebidas por Philippe Chevenez).
Agradecemos sinceramente o apoio e colaboração activa da Garrett Audiovisuais, representante da Genelec em Portugal, que fornecerá a monição e calibração para o evento. Agradecemos também a rapidez e simpatia da Medeia Filmes na disponibilização do Cinema Nimas.
|